← Back to portfolio

Conheça os benefícios do ácido hialurônico: um preenchedor natural!

Published on

A busca constante pelo belo é umas das características que definem o ser-humano. Desde a sociedade grega, nós discutimos e perseguimos aquilo que consideramos bonito – seja nas artes plásticas ou nos nossos corpos. Mas com os benefícios do ácido hialurônico, cuidar da nossa estética tem ficado cada vez mais fácil.

Os conhecimentos da medicina estética têm avançado muito nas últimas décadas e, consequentemente, novos procedimentos vão surgindo. Mas, também, vem aumentando o número de pacientes que desejam procedimentos não invasivos que consigam alcançar os resultados daqueles que necessitam de corte, cicatrização etc.

Por isso, o ácido hialurônico é um aliado de homens e mulheres que buscam suavizar ou eliminar linhas de expressão e rugas, e melhorar a hidratação e elasticidade da pele com uma melhor sustentação e manutenção de volume.

Acompanhe a leitura conhecer os benefícios do ácido hialurônico e entender como a odontologia tem utilizado essa substância na estética facial.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um tipo de polissacarídeo que está presente nos tecidos conjuntivos dos mamíferos e preenche espaços intercelulares. As funções desse ácido estão ligadas com a flexibilidade e manutenção da estrutura desses tecidos.

Na nossa pele e cartilagens, a função do ácido hialurônico é ligar-se à água para manter a tonicidade e elasticidade.

Por ser uma substância encontrada naturalmente nos nossos corpos, o processo de envelhecimento causa queda da produção desse ácido. Assim, com o passar do tempo, passamos a ter uma menor quantidade de ácido hialurônico em nossos tecidos e, consequentemente, passamos a notar sinais de envelhecimento.

Entretanto, o ácido hialurônico sintético foi desenvolvido em 1989. Nessa época ele já possuía biocompatibilidade (era compatível com nosso organismo) e ausência de imunogenicidade, ou seja, ele não provocava uma resposta imune do organismo humano. Entretanto, sua duração em nosso organismo durava por volta de 24 horas.

Mas, com o avanço dos processos tecnológicos, a ação desse ácido pode durar até 18 meses em nosso organismo. Já os melhores resultados dele como preenchedor natural são encontrados com o ácido hialurônico reticulado em forma de gel injetável.

Os benefícios do ácido hialurônico

Pode-se afirmar que um dos maiores benefícios do uso de ácido hialurônico na harmonização facial é que isso é feito através de um procedimento não invasivo.

Cada vez mais, homens e mulheres buscam harmonizar sua aparência sem precisar passar por procedimentos que envolvam cortes, longos processos de cicatrização e impossibilidade de reversão do procedimento.

Mas ser um processo não invasivo não é o único benefício do ácido hialurônico. Entre os demais benefícios estão:

  • estimulação da síndrome de colágeno;
  • restauração da hidratação profunda da pele;
  • substância absorvível pelo nosso organismo;
  • resultado imediato e duradouro;
  • procedimento quase indolor;
  • biocompatibilidade;
  • substância não carcinogênica (não cancerígena);
  • baixa imunogenicidade (baixo risco de resposta imune);
  • baixo risco de alergias;
  • muitos estudos sobre seu uso na prática clínica; e
  • possibilidade de reversão do procedimento.

Como um dos preenchedores dérmicos mais procurados, os benefícios visíveis do ácido hialurônico incluem correções de:

  • rítides (rugas);
  • sulcos;
  • depressões;
  • olheiras;
  • contorno e volume de lábios;
  • contorno da mandíbula; e ainda
  • reposição de volume facial e
  • tratamento de linhas de expressão.

Vale ressaltar que, ainda que duradouros, os benefícios obtidos com a aplicação de ácido hialurônico não são permanentes. Mas a possibilidade de reversão do procedimento é um destaque em relação a outras substâncias preenchedoras.

Cuidados necessários após a aplicação de ácido hialurônico

Após a aplicação de ácido hialurônico como preenchedor dérmico deve-se atentar para o aparecimento de reações adversas que são comuns a todo tipo de procedimento injetável. Entre elas estão:

  • eritema (vermelhidão);
  • edema (inchaço); e
  • equimose (hematoma).

Já entre as reações que dificilmente ocorrem estão a necrose, a infecção, o aparecimento de nódulos e reações alérgicas.

Para evitar que essas reações raras apareçam e diminuir os efeitos das comumente encontradas, recomenda-se que o procedimento seja realizado apenas com profissionais devidamente qualificados e habilitados.

Ainda que o ácido hialurônico seja um dos preenchedores dérmicos temporários mais utilizados por ser considerado seguro à saúde humana, muitos cuidados precisam ser tomados pelo aplicador.

O não conhecimento dos ácidos hialurônicos disponíveis na indústria farmacêutica, seus componentes, formas de aplicação e cuidados necessários por parte do aplicador, pode trazer riscos à sua saúde.

Por isso, consulte seu cirurgião dentista antes de decidir realizar o procedimento. Converse com ele(a) sobre seu histórico de saúde, reações alérgicas e necessidades pessoais para realizar um procedimento seguro.

Na Redeplus, nós contamos com profissionais qualificados que podem te ajudar a aproveitar os benefícios do ácido hialurônico. Agende uma avaliação conosco através do telefone (48) 3307-3102 ou pelo nosso site.

Quer saber mais sobre procedimentos estéticos? Então siga a Redeplus no Instagram e no Facebook e acompanhe todas as nossas dicas!

Close

Subscribe to get sent a digest of new articles by Jair Paulo Siqueira

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.