← Back to portfolio

Alinhador invisível x aparelho fixo: qual é a melhor opção?

Published on

Na busca pelo sorriso perfeito, é muito comum que adolescentes e adultos precisem fazer um tratamento ortodôntico. E junto com esse tratamento, surgem os nomes “aparelho fixo”, “aparelho estético”, “aparelho ortodôntico” etc.

Mas você sabe quais são as vantagens de cada um deles. Hoje, te explicamos o que é cada um deles e qual a melhor opção.

Acompanhe a leitura para descobrir qual o melhor para o seu caso!

Ortodontia corretiva

Geralmente, a busca por tratamento ortodôntico acontece porque os pacientes e seus familiares só pararam para perceber um problema bucal quando ele já está totalmente instalado.

Isso acontece porque a consciência familiar sobre a preocupação com a saúde bucal ainda é um tema em desenvolvimento no Brasil. Por isso, a ortodontia e odontologia preventivas costumam não ser abordadas nas famílias.

Tampouco, a ortodontia interceptativa é considerada a tempo de impedir que um problema se instale por completo. Por isso, a ortodontia corretiva acaba sendo a mais abordada quando tratamos de maloclusões.

Mas, ainda que a preocupação com a ortodontia surja tardiamente, existe tratamento para corrigir problemas bucais já instalados que afetam a função dos nossos dentes. E esse tratamento é o ortodôntico.

No entanto, as opções de aparelho e alinhadores para o tratamento ortodôntico variam bastante. E cada opção possui suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo as opções disponíveis atualmente!

Aparelhos fixos

Em todos os modelos de aparelhos fixos, os dentes são “puxados” pouco a pouco até que alcancem a posição desejada. O nome “fixo” corresponde à impossibilidade do(a) paciente retirar o aparelho para realizar refeições ou higienizações. Assim, os cuidados básicos de higiene bucal precisam ser feitos com mais atenção.

Existem algumas opções de aparelhos fixos que você pode conferir agora:

O aparelho fixo metálico é o mais comum entre as opções de tratamento ortodôntico. É aquele que faz uso de bráquetes, fios e bandas, além das borrachinhas coloridas que fazem sucesso entre crianças e adolescentes que gostam de alterar o visual a cada manutenção.

No entanto, há também a opção de borrachinhas transparentes ou cinzas (que combinam com o metal) para quem não gosta de chamar muita atenção para o sorriso em tratamento.

O tempo do tratamento realizado com esse aparelho varia de acordo com a frequência de visitas ao ortodontista. Mas, no geral, costuma variar entre 2 anos e meio ou mais – tendo visitas mensais.

Opções estéticas

Já o aparelho autoligado surgiu como o primeiro aparelho estético porque eliminou a necessidade do uso de borrachinhas coloridas e tem um bráquete menor em relação ao modelo anterior.

No entanto, esse aparelho continua utilizando bráquetes, fios e bandas. A diferença é que os bráquetes desse aparelho tem uma “tampinha” que segura os fios e conta com opções estéticas na cor branca. Isso diminui a área metálica sobre os dentes e, consequentemente, o desconforto de quem não gosta de exibir o tratamento ortodôntico.

Uma outra opção é o aparelho fixo estético. Este tipo de aparelho ortodôntico não exibe partes metalizadas porque seus bráquetes são confeccionados em materiais como policarbonato, porcelana ou safira.

As borrachinhas voltam a estar presentes, mas usa-se apenas borrachinhas transparentes que não marcam o sorriso do(a) paciente. No entanto, a falta de cuidados com a higiene bucal ou o alto consumo de alimentos super pigmentados podem fazer com que as borrachinhas amarelem com o tempo.

Por isso, o compromisso do(a) paciente acaba aumentando no tratamento com esse tipo de aparelho. Já a percepção visual do aparelho varia de acordo com a distância. Geralmente, é de uma distância considerável que não se nota o uso do aparelho.

Além disso, por ser um tratamento estético e com materiais como porcelana e safira, o custo do tratamento tende a ser superior aos modelos previamente citados.

Alinhador invisível

Já o alinhador invisível é o modelo mais avançado quando falamos de tratamento ortodôntico. Com todos os avanços tecnológicos que temos até então, este modelo é o que consegue entregar um tratamento eficaz sem causar desconforto e com um tempo reduzido.

O nome “invisível” ou “transparente” como é comumente chamado, faz jus ao modelo. Tanto de distâncias consideráveis como a curta distância, este modelo é praticamente imperceptível.

Por isso, tende a ser a escolha de pacientes que se preocupam com a estética do seu sorriso durante o tratamento ortodôntico. A escolha também é comum a pacientes que frequentam ambientes sociais de trabalho e não querem exibir o tratamento.

Como o uso de aparelhos ou alinhadores ortodônticos costuma, ainda que erroneamente, ser associado a crianças e adolescentes, muitos adultos não gostam de exibir que estão passando pelo tratamento.

No entanto, isso deixou de ser uma preocupação com o surgimento dos alinhadores invisíveis que agora passam despercebidos por qualquer ambiente.

Cabe ressaltar que é muito comum encontrar opções de alinhadores transparentes em sites de compra na internet. Mas salientamos que você nunca deve utilizar esses aparelhos, pois seu uso coloca a sua saúde bucal, e a da sua família, em risco.

Nunca utilize qualquer alinhador invisível (ou qualquer tipo de aparelho ortodôntico) que não seja elaborado e orientado por um(a) ortodontista.

Vantagens do alinhador invisível: Invisalign®

De todos os modelos de aparelhos e alinhadores ortodônticos, o Invisalign® é um dos mais confortáveis ao uso.

Ele é confeccionado com material SmartTrack® (à base de acetato), o que o torna confortáveis ao uso e fáceis de retirar ou colocar.

A confecção dos alinhadores é feita a partir imagens 3D que o(a) ortodontista realizada dos dentes do(a) paciente. E através do software ClinCheck®, exclusivo da Invisalign®, é possível prever todas as movimentações que ocorrerão durante o tratamento.

Por isso, o tratamento conta com uma previsibilidade de até 75%, possibilitando ao ortodontista corrigir qualquer problema que posso atrasar o tratamento.

Diferentes de outros alinhadores, o alinhador invisível Invisalign® consegue tratar casos simples e severos (como necessidade de avança mandibular) com uma redução de até 50% no tempo de tratamento.

Isso é possível porque quando os dentes alcançam a posição desejada, já é realizada a troca do alinhador. Assim, não é necessário esperar até a próxima manutenção – o que poderia causar um atraso no tratamento.

Entre as correções realizadas com Invisalign® estão:

  • sobremordida;
  • prognatismo;
  • mordida cruzada;
  • diastemas;
  • mordida aberta;
  • dentes apinhados;
  • alinhamento geral dos dentes; e
  • tratamento ortodôntico em crianças com dente de leite, permanentes ou dentição mista.

É importante ressaltar que o tratamento com alinhador invisível necessita de um comprometimento maior do(a) paciente. Como o alinhador é móvel e pode ser removido, é necessário que ele só seja retirado para refeições e higienização.

O sucesso do tratamento e sua rapidez dependem do uso constante por pelo menos 22 horas diárias.

Alinhador invisível ou fixo: qual a melhor opção?

A melhor opção de alinhadores invisíveis ou aparelhos fixos sempre depende das necessidades de cada paciente. Mas existem condições em que é possível acusar uma melhor opção.

No caso de atletas ou praticantes de esportes de alto impacto, o alinhador invisível é a melhor opção, pois não há risco de machucar as gengivas e bochechas caso o(a) paciente sofra algum impacto na região.

Já pacientes fumantes devem optar por aparelhos totalmente metálicos ou pelo alinhador invisível. Os materiais utilizados em opções estéticas fixas podem manchar com o uso de cigarros.

E se o(a) paciente tem uma preocupação com a estética do seu sorriso, a melhor opção também é o alinhador invisível, pois tanto a curta ou longa distância, ele é quase imperceptível.

No entanto, a escolha da melhor opção para o seu caso, ou da sua família, deve ser realizada com um(a) ortodontista que deve proceder de acordo com as condições e necessidades de cada paciente.

Novamente salientamos: jamais utilize qualquer aparelho ortodôntico ou alinhador invisível sem indicação e acompanhamento de um(a) profissional ortodontista. Não coloque sua saúde em risco!

Se você está procurando aparelhos ortodônticos ou alinhadores invisíveis em Florianópolis, agende uma avaliação conosco.

Na Redeplus, contamos com profissionais qualificados para realizar qualquer procedimento ortodôntico. Para receber um orçamento, agende sua avaliação pelo telefone (48)3307-3102 ou pelo nosso site.

Close

Subscribe to get sent a digest of new articles by Jair Paulo Siqueira

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.